No dia 09 de dezembro de 2018, Belo Horizonte recebeu a XX Volta Internacional da Pampulha – a tradicional prova de corrida que reúne participantes de várias localidades do Brasil e do mundo na capital mineira.
Assim como em edições anteriores, a prova contou com milhares de participantes engajados em vencer barreiras e superar os próprios limites. Porém, em meio a essa multidão, se destacava um grupo que, mais do que conquistar recordes, compareceu para celebrar. Celebrar a vida, celebrar a saúde, celebrar a coragem de recomeçar.
A Construtora Fórmula, que incentiva a prática de atividades físicas para uma vida saudável, esteve presente no evento apoiando os participantes e testemunhando que a força de vontade é o maior dos incentivos humanos. E se orgulha de apoiar o projeto “De Volta na Volta”.
O que é o “De Volta na Volta”?
O De Volta na Volta é um projeto voluntário, que tem como objetivo incentivar a participação das pessoas em atividades físicas, caminhadas e corridas, de modo a valorizar o bem-estar pessoal, respeitando os limites individuais.
O projeto tem raízes na força de vontade e na superação de uma maratonista mineira, a Emiliana Fonseca – ou Mica, como ela própria se apresenta no perfil oficial da iniciativa no Instagram – que redescobriu o ímpeto de viver (e de correr!) após enfrentar uma séria doença, em 2018. Contudo, hoje, o De Volta na Volta floresce muito além da Mica, encontrando morada em diversos caminhos, por onde seja necessário.
Um percurso de (re)descobertas
Conforme narrado pela própria Emiliana no Instagram, a corrida surgiu em sua vida em 2013, quando ela completou seus primeiros 5km e se viu apaixonada pelo esporte. Mas, a partir dos suados quilômetros iniciais, logo vieram os próximos desafios e superações. E, no ano seguinte, Emiliana participou pela primeira vez da Volta Internacional da Pampulha – um marco que ainda seria celebrado muitas vezes. Ao longo dos próximos anos, Emiliana participou de todas as edições da prova!
O ano de 2018, contudo, trouxe consigo a necessidade de tratar um recém descoberto câncer de intestino, que fez com que a maratonista se afastasse das pistas para se dedicar à própria saúde física e mental.
Ao longo dos meses de recuperação, Emiliana descobriu um novo ‘percurso’ de vida, permeado por medo, incertezas e uma nova rotina de consultas, exames e até cirurgia. Contudo, da adversidade também veio a esperança e a superação. Com o apoio da família e dos amigos, Mica encontrou no desejo de voltar a correr um estímulo para se recuperar, dar a volta por cima e retomar a própria vida. Nasceu aí o “De Volta na Volta”.
“De Volta na Volta”: mais do que um grupo de corrida.
A XX Volta Internacional da Pampulha foi a celebração do restabelecimento de Emiliana, que, após enfrentar meses de tratamento, pôde retornar à prova tão sonhada. Objetivo cumprido! Felicidade, amor e satisfação.
Contudo, o “De Volta na Volta” é muito mais do que um grupo de corrida ou uma assessoria esportiva que objetiva completar maratonas. Na verdade, o grupo é uma iniciativa de colaboração, visando o bem-estar, o incentivo à saúde e o amor pela vida entre os participantes, que se incentivam, se apoiam e dividem as próprias particularidades uns com os outros, formando uma forte rede de apoio.
O De Volta na Volta é um estímulo de retomada pela própria vida. E, sobre isso, eles podem dizer melhor do que ninguém:
“Correr é como viver. Assim como na vida, a corrida começa e encerra ciclos. Largada e chegada são conquistas e momentos individuais. E, ao longo destas jornadas, as superações, os encontros, os desafios fazem de cada dia, cada quilômetro, um momento único”. (Emilliana Fonseca, via @devoltanavolta)
Comentários