top of page
Buscar
  • Foto do escritorConstrutora Fórmula

Como usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria

O seu sonho de adquirir a casa própria pode estar mais próximo do que você imagina. Já falamos aqui sobre dicas de como comprar apartamento e não se endividar, sobre o financiamento do imóvel e sobre o Programa Minha Casa Minha Vida. Hoje vamos explicar sobre como usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria.

O que é o FGTS

Empregados contratados pelo regime CLT, recebem mensalmente, em uma conta vinculada ao contrato de trabalho o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esse valor – que corresponde a 8% do salário do funcionário – protege o trabalhador e ajuda-o a construir um patrimônio e pode ser resgatado em algumas situações específicas. Dentre essas situações está a aquisição da casa própria.

Como usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria

A Caixa Econômica Federal permite que o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja utilizado em três situações na aquisição do imóvel financiado: na compra do imóvel novo ou usado e na construção, na liquidação ou amortização do saldo devedor do financiamento ou no pagamento de parte do valor das prestações financiadas.

Caso opte por utilizar o FGTS para liquidar ou amortizar o saldo devedor, você estará diminuindo o número de parcelas, que mantém o mesmo valor, isto é, reduz-se o prazo para pagamento, ou estará reduzindo o valor das parcelas. Essa opção pode ser feita com a diferença de dois anos entre cada solicitação.

Redução do número de parcelas e prazo de financiamento

Opção indicada para quem sabe que irá conseguir pagar o valor das parcelas. Neste caso, há uma amortização líquida, isto quer dizer que, não incidirá juros, valor de seguros e de custos administrativos – estes custos formam cada uma das parcelas.

Redução do valor das parcelas

Para quem eventualmente tenha gastos maiores ou a renda diminua, esta é uma opção para situações emergenciais, uma vez que reduz-se o valor de algumas parcelas mensalmente, mas o prazo do financiamento continua o mesmo. Além de incidir juros e demais cobranças sobre as parcelas.

Requisitos para utilizar o FGTS

Para utilizar o saldo do FGTS para liquidar ou amortizar o financiamento, é necessário que o contrato e o imóvel estejam enquadrados nas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) na data da aquisição do imóvel. Além disso, o comprador e imóvel têm que cumprir alguns requisitos.

Tempo de trabalho

É necessário ter no mínimo três anos de trabalho formal (CLT). Podem ser somados períodos trabalhados, sendo consecutivos ou não e não necessariamente na mesma empresa.

Não possuir financiamento ativo

O comprador não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no Brasil.

Não possuir imóvel residencial

O comprador não pode ser proprietário, possuidor, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial urbano ou de parte residencial de imóvel misto, concluído ou em construção, localizado no município de sua atual residência, ou onde exerce a sua ocupação laboral principal, incluindo os municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana.

Avaliação e características do imóvel

Para Minas Gerais, o valor de avaliação do imóvel deve ser de até R$950 mil. Dentre algumas características do imóvel, destaca-se que este deve ser residencial urbano e deve ter como objetivo ser a moradia do titular. Caso o objetivo seja aquisição de terreno e construção em andamento, o FGTS não pode ter sido utilizado há menos de 3 anos da nova data de solicitação.

Entendeu como é fácil reduzir o saldo devedor do seu financiamento? Entre em contato com a Construtora Fórmula e conheça já os empreendimentos. Planeje-se para usar o FGTS para realizar o sonho da casa própria.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page