top of page
Buscar
  • Foto do escritorConstrutora Fórmula

6 Dicas de arquitetura para ampliar o espaço da sua casa

A decoração da casa deve refletir a identidade e gosto dos donos do apartamento. Ela também é importante para criar ambientes aconchegantes, valorizar o ambiente, criar espaços funcionais e otimizá-los e dar a sensação de que o espaço é maior do que parece. Confira 6 dicas de arquitetura para ampliar o espaço da sua casa.

1 Espelhos deixam o ambiente sofisticado e com sensação de profundidade

Utilizar espelhos na decoração ajuda a aumentar a profundidade do ambiente, dando continuidade a móveis, por exemplo. Além disso, deixam o ambiente sofisticado, ajudam na iluminação do cômodo e destacam os objetos da decoração por meio do reflexo. Por isso, tenha atenção ao que será refletido antes de pendurá-lo. Você deve posicioná-lo de forma que ele reflita objetos que você quer que tenham destaque. Quanto mais objetos refletidos, melhor.

O ideal é que sejam usadas peças grandes, como painéis de espelhos ou uma peça única que ocupe grande parte da parede ou ela toda. Lembre-se de harmonizar o estilo e a moldura do espelho com a decoração do cômodo escolhido.

2 Pisos também ampliam o ambiente

Para utilizar o piso a seu favor, na hora de escolher, opte por pisos em grande formatos, ou cores claras e neutras. Pisos que possuem rejunte mínimo ou aqueles colados, em que não há rejunte, também dão mais profundidade ao ambiente. Na instalação do piso, prefira as direções diagonal ou vertical. Harmonize o piso com a decoração, quando há muita diferença de cores o ambiente parece ser dividido, e utilize o mesmo tom nas paredes e pisos.

3 Cores neutras não significam um ambiente sem graça

Utilizar cores neutras como bege, creme, branco e cinza faz com que o ambiente fique mais clean e espaçoso. E isso não significa que você não poderá utilizar a criatividade no seu ambiente. Você pode utilizar uma parede com uma cor mais forte ou trabalhar com texturas. Aposte também no tom sobre tom para quebrar a monotonia, isto é, você expande a paleta de cores em um ambiente, mas sem exagerar e diferenciar tanto.

4 Móveis baixos e horizontais também ampliam o espaço da sua casa

Os móveis devem ser proporcionais ao ambiente. Para espaços pequenos, utilize móveis baixos e horizontais que dão uma continuidade e integram os itens, o que ajuda a não deixar a impressão de ter um ambiente recortado. Elementos grandes, podem pesar e fechar o ambiente. Não exagere na quantidade de móveis, o ideal é utilizar poucos elementos que sejam funcionais.

5 Mobiliários suspensos aumentam espaço para armazenamento sem pesar o ambiente

Os móveis suspensos dão uma ideia de amplitude a medida que os pisos ficam livres e podem ser usados grandes tapetes desaparecendo debaixo dos móveis. Assim como o ideal é o piso ficar livre, não utilize mobiliários presos ao teto. Aproveite esse espaço vertical para colocar objetos decorativos e armazenar itens. Tenha atenção para não exagerar na quantidade e tamanho dos objetos, utilize elementos delicados.

6 Ilumine bem o ambiente

Janelas chamam atenção dos olhos para a parte externa, o que dá leveza ao ambiente. Além disso, a claridade amplia o espaço. Caso não possua luz natural, aposte em um projeto de iluminação para que o ambiente pareça ser maior.

Gostou das nossas dicas de arquitetura para ampliar o espaço da sua casa?! Para coloca-las em prática é necessário planejamento e conhecimento aprofundado do seu imóvel. Assim, você terá tempo para escolher com calma os móveis, objetos e acabamentos para aproveitar melhor os espaços. Se achar necessário, contrate um profissional qualificado para ajuda-lo nessa etapa de planejamento.

9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page