fbpx

Comprar ou alugar? Saiba qual é a melhor opção.

Comprar ou alugar? Essa é certamente uma pergunta que já passou na cabeça de vários brasileiros, até porque muitas pessoas que vivem de aluguel se sentem desmotivadas com o fato de boa parte da sua verba ser gasta com aluguel. Além disso, o apartamento alugado não pode ser modificado e transformado da mesma forma que o apartamento comprado, que pode ser reformado, furado, pintado e alterado do jeito que a pessoa bem entender.

Porém, quando cogitamos a compra de um apartamento próprio nos deparamos com altos valores, que muitas das vezes não somos capazes de pagar. Pelo menos a compra à vista é impossível para a grande maioria das pessoas e alternativas como o financiamento entram em campo, tornando a o sonho da casa própria  algo possível de ser realizado.

A compra do apartamento de forma financiada envolve questões mais complicadas do que a compra à vista e por isso logo nos questionamos:

O que vale mais a pena? Comprar ou alugar?
A resposta é: depende.

Para definirmos qual opção é melhor, devemos analisar diversos fatores, entre eles, o valor atual do seu aluguel, o valor do imóvel que você gostaria de comprar, qual a entrada você estaria disposto a dar por ele, o valor do financiamento e suas taxas de juros.

Analisando na perspectiva da maioria dos nossos empreendimentos, em que a compra financiada é facilitada pelo programa Minha Casa Minha Vida, comprar o apartamento pode valer mais a pena que o aluguel sim. Além do financiamento pelo Minha Casa Minha Vida – programa que apresenta as melhores taxas de financiamento para a compra de imóveis no Brasil–nossos empreendimentos também possuem vantagens como entrada facilitada e documentação simplificada para o financiamento. Tais condições tornam a possibilidade de compra do imóvel próprio numa realidade, e em alguns casos fazem com que as taxas de financiamento do apartamento saiam mais baratas do que o valor pago no aluguel.

Este é um ponto de destaque: as taxas do financiamento do Minha Casa Minha Vida podem sair mais baratas, mensalmente, do que o valor que você paga mensalmente no aluguel.

Para quem não gosta de matemática uma notícia triste é que: você terá que fazer as contas para saber a resposta certa para essa pergunta.

Faça alguns questionamentos para não esquecer de colocar nada na ponta do lápis e ser surpreendido.

Quais são as taxas de juros? Quantos meses você ficará pagando essas taxas? Você tem dinheiro reserva caso ocorra algum imprevisto para continuar pagando em dia essas taxas? Qual o valor do seu aluguel? Ele tem previsão de aumentar? Caso você não financie a casa própria, o que você fará com o dinheiro parado? Investiria em ações que possam te retornar um valor maior no futuro?

Um fato é que o imóvel é um bem que pode te dar retorno financeiro no futuro, ou seja, ele também é um investimento.

Você pode alugá-lo ou até revendê-lo a um preço maior do que o preço de compra. O retorno financeiro que pode ser alcançado com um imóvel próprio certamente é muito maior do que com o imóvel alugado, assim como se você deixar seu dinheiro parado sem nenhum investimento.

Concluindo, se o imóvel que você tem em vista é um bom imóvel, como são os empreendimentos da Construtora Fórmula, se eles possuem boas perspectivas de valorização no futuro e ao mesmo tempo, se a compra dele não te oferecer taxas de juros muito onerosas das quais você sabe que pode arcar (lembrando sempre que você deve estar preparado para imprevistos que podem prejudicar suas finanças durante o período da compra do apartamento), nós indicamos sim a compra do apartamento.

 

COMPATILHE ESTA NOTÍCIA

Fundada no ano de 2006, a Construtora Fórmula prioriza a qualidade de seus empreendimentos, assim como o atendimento diferenciado e a inovação, com o objetivo de proporcionar aos clientes satisfação e bem-estar.

O crescimento da empresa se dá em consequência de nossa filosofia de trabalho, firmada no investimento em capital humano e em qualificação. Buscamos a antecipação às tendências do mercado imobiliário realizando trabalhos em diversas áreas e mais recentemente focando-se na residencial.

Prezamos pela excelência dos nossos empreendimentos, agilidade na entrega e compromisso com a satisfação dos clientes.

Nossa meta é ajudar você a realizar o sonho da casa própria. Para isso trabalhamos com financiamentos pela Caixa Econômica Federal, através do programa habitacional do Governo Federal. Além disso, oferecemos os melhores preços e condições que facilitam a quitação de seu investimento.

Entre em contato e venha nos conhecer, nossa equipe está pronta para entender suas necessidades e ajudá-lo na escolha do seu imóvel..

Entre em contato com a Construtora Fórmula